Sobre a Legião de Maria

    A Legião de Maria é uma Associação de Católicos que, com a aprovação da igreja e sob o poderoso comando de Maria Imaculada, Medianeira de todas a graças, (formosa como a lua brilhante como o sol e, para Satanás e seus adeptos, terrível como um exército em ordem de batalha) se constituiram em legião para servir na guerra, perpetuamente travada pela igreja contra o mal que existe no mundo.

                                                                                                                                                       ( Manual Pag. 9 Capítulo 1 item 1 "Nome e Origem")

 

     A Legião de Maria tem com fim a glória de Deus, por meio da santificação dos seus membros, pela oração e cooperação ativa, sob a direção da autoridade eclesiástica, na obra de Maria e da Igreja: o esmagamento da cabeça da serpente e a extensão do reino de Cristo.

                                                                                                                                            ( Manual Pag. 11 Capítulo 2 Item 2 "Finalidade da Legião")

 

      O espírito da Legião é o próprio espírito de Maria, de quem os legionários se esforçarão, de modo particular, por adquirir a profunda humildade, a obediência perfeita, a doçura angélica, a aplicação continua à oração, a mortificação universal, a pureza perfeita, a paciência heróica, a sabedoria celeste, o amor corajoso e sacrificado a Deus e, acima de tudo, a sua fé, virtude que só ela praticou no mais alto grau, jamais igualado. Inspirada nesta fé e neste amor de Maria, a legião lança-se a toda tarefa, seja ela qual for, " sem alegar impossibilidades, porque julga que tudo lhe é possível e permitido" (Imitaçaõ de Cristo, L III: 5).

                                                                                                                                             ( Manual Pag. 12 Capítulo 3 Item 3 "O espírito da Legião")

    A Legião Romana, cujo nome foi adotado pela organização, atravessou os séculos com uma gloriosa tradição de lealdade, de coragem, de disciplina, de resistência e de triunfos, embora a serviço de causas por vezes indignas, ou pelo menos, puramente terrenas (Conferir apêndice 4: A Legião Romana). Evidentimente que a Legião de Maria nãopode apresentar-se a sua Rainha com menos virtudes que a legião Romana, como se fosse uma jóia, mas sem pedras preciosas que enfeitam. as velhas virtudes daquele exército são, por conseguinte, o mínimo exigido para o serviço legionário. São Clemente, que foi convertido por São Pedro e trabalhou com São Paulo, propo~e a Legião Romana como modelo a ser imitado pela igreja.

                                                                                                                                               ( Manual Pag. 13 Capítulo 4 Item 4 "Serviço Legionário")

 

    As orações da Legião refletem os principios básicos da sua espiritualidade. A Legião alicerça-se, em primeiro lugar, numa inabalável fé em Deus e no amor que ele dedica a seus filhos, de cujos esforços quer tiar motivo  de glória. por isso, deseja Deus purificá-los fecundos e duradouros. Quando nos deixamos dominar pela indiferença ou por uma ansiedade febril, é porque pensamos que ele não passa de mero espectador do nosso trabalho. Deveriamos antes tomar de que, se as boas intenções brotam de nós, é porque ele ai as semeou e só frutificarão, se a sua virtude nos amparar a todo momento. Deus se preocupa mais com o bom êxito do nosso trabalho do que nós próprios: esta ou aquela conversão, em que nos empenhamos, deseja-a ele infinitamente mais do que nós. Queremos ser santos? Poi isso, suspira ele mil vezes mais do que nós mesmos.

                                                                                                                             ( Manual Pag. 17 capítulo 4 Item 5 " Espiritualidade da legião")